sexta-feira, 6 de maio de 2011

Canadenses criam papel sensível ao toque com funções de smartphone

Papel eletrônico ainda está longe de chegar a um produto comercial, mas pode revolucionar o mercado smartphones e tablets
Um cientista do laboratório de mídias humanas da Universidade de Queens (Canadá) desenvolveu um papel eletrônico com funções de computador. De acordo com Roel Vertegaal, criador do papel-computador, trata-se de um smartphone que se parece com uma folha de papel. "Isso é o futuro. Tudo se parecerá com isso em um período de cinco anos", diz Vertegaal. Ele só usa bateria enquanto está sendo utilizado, o que ajuda a economizar energia.

Divulgação
Protótipo de papel eletrônico que funciona como smartphone é desenvolvido no Canadá


O papel tem as mesmas funções de um smartphone e foi batizado de PaperPhone pelos pesquisadores, que o descrevem como um "iPhone flexível". Ele permite acessar todas as funções de um smartphone, como fazer ligações de voz, tocar música ou armazenar arquivos de livros eletrônicos. Sua "tela" consiste em um espaço de 9,5 cm produzido a partir de um display de e-ink, ou tinta eletrônica, usada também no leitor de livros eletrônicos Kindle, da Amazon.Veja como o PaperPhone funciona no vídeo abaixo (em inglês):




De acordo com o comunicado da Universidade de Queens, a descoberta abre espaço para uma nova geração de computadores. Um artigo sobre o novo dispositivo será publicado durante uma conferência em Vancouver (Canadá), onde o pesquisador apresentará o protótipo do produto.


http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2011/05/05/canadenses+criam+papel+sensivel+ao+toque+com+funcoes+de+smartphone+10415156.html


Post feito por : Felippe Ramos da Silva Moro

6 comentários:

  1. Já era mesmo de se esperar uma grande evolução da tecnologia, esse novo Smartphone chamado de "PaperPhone" é uma demonstração de como será o futuro. Na verdade, apesar de ser apenas um protótipo, ele já foi idealizado baseado em questões socio-ambientais como só utilizar a energia quando usado e pela facilidade de manuseio por exemplo. Com essa evolução que passamos, isso é um passo maior para revolucionar o mercado de Smartphones e Tablets abrindo um espaço também para uma nova geração de computadores.

    ResponderExcluir
  2. E quando se pensa que não tem como irmos mais além surgi algo e nos mostra o contrário. Gostei do post.
    Bjo ;)

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante
    a tecnologia não tem limites e nem fronteiras!

    ResponderExcluir
  4. Matéria interesante!!! Com o surgimento dos computadores pessoais (PCs), as máquinas de datilografia, cujas digitações eram marcadas por uma fita com tinta no papel, se extinguiram.
    O que vemos aqui parece ser uma mão contrária.

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei a notícia, mas de algumas forma já esperava por ela.
    Todas as projeções apontam para um convergência completa entre todos os meios de comunicação que, cada vez se tornarão mais fiéis à natureza da plavra Digital, ou seja, ao comando de nosso dígitos. A tendência é para a praticidade intensa.

    Parabéns pela postagem, é informação útil e funcional, além de animadora.

    Abçs!!
    http://cafeeagua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente demais!
    Mesmo acostumada com a tecnologia, ainda me espanto com essas criações maravilhosas...

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir