quinta-feira, 5 de maio de 2011

Rede social do Santander contrata 700 jovens

Caminhos e Escolhas faz um ano e visa substituir os meios de seleção tradicionais. Saiba como participar do recrutamento 2.0



O Banco Santander faz as contas de seu primeiro ano de recrutamento 2.0, feito por uma plataforma virtual que interage com os candidatos e escolhe quem se destaca para uma determinada vaga. Foram 708 contratações desde abril de 2010, quando o programa Caminhos e Escolhas foi lançado pelo banco para substituir os processos de seleção de jovens talentos. Trata-se de uma rede social que em um ano possibilitou a contratação de 351 estagiários e ainda outros 357 funcionários. No total, são mais de 65 mil usuários cadastrados que participam de jogos e workshops para conhecer as atividades do banco, podem obter orientação de carreira e, o principal, são avaliados pelo banco para as oportunidades que surgem durante o ano. Segundo a vice-presidente executiva de recursos humanos do Santander, Lilian Guimarães, a iniciativa do banco no Brasil já está sendo apresentada para a matriz na Espanha, com a possibilidade de ser adotada também pelo grupo em outros países. Veja como foi a visita do iG Estágio e Trainee à plataforma do Santander.
l – A decisão do Santander de se aproximar do público universitário para o recrutamento de talentos fez com que a seleção para estágio e trainee ficasse paralisada em 2009. Nesse ano, o departamento de recursos humanos realizou oficinas em faculdades e verificou, junto aos estudantes, que a maior angústia era sobre a carreira. Segundo a vice-presidente do banco, foram reunidos os departamentos de marketing e das diversas áreas de atuação da empresa para concluir que a melhor solução era utilizar uma plataforma digital, como uma rede social. A finalidade seria apresentar o banco, orientar o jovem para a escolha de carreira e servir de fonte para recrutamento de profissionais, formados ou não. Conheça as cinco razões para trabalhar em um banco.

Foto: Divulgação Ampliar
Vice-presidente do Santander Lilian Guimarães que levar recrutamento 2.0 para a matriz do banco, na Espanha
Opção digita
Caminhos e Escolhas – O resultado é uma rede social com foco na orientação de carreira, apresentação do banco e seus setores e avaliar quem tem o perfil para cada vaga que surja na empresa. “Já é muito difícil escolher o curso que fará na faculdade. Depois de formado, o jovem tem pela frente ainda mais caminhos e a escolha é igualmente difícil”, diz Lilian Guimarães. A proposta da plataforma criada é, através de jogos, oficinas, blogs, fóruns e chats com especialistas deixar o visitante à vontade para se conhecer melhor, ajudar a traçar objetivos e orientar nas definições sobre seu futuro profissional. O interesse foi expressivo: o portal apresentou neste ano 458 mil visitas e 2,6 milhões de pageviews.

http://estagio.ig.com.br/rede+social+do+santander+contrata+700+jovens/n1596872036317.html


Post feito por : Felippe Ramos da Silva Moro

Um comentário:

  1. O Banco Santander começou a investir nessa ferramenta e acarretou à entrada de mais de 700 contratações, seja efetiva ou estágio, desde Abril de 2010, à princípio como um modo de interação para apresentação do banco as pessoas e orientar jovens pela escolha em sua carreira. Isso demonstra que as empresas cada vez mais estão vendo/pesquisando sobre as pessoas não só por e-mail,como pelas Redes Sociais também, analisando o perfil para que com isso seja verificado em qual vaga será melhor encaixado(a). Tirando a conclusão de que algumas já utilizam, mas futuramente todas ou grande parte das empresas usarão as Redes Sociais como uma alavanca para a contratação de algum futuro funcionário, portanto, todas nossas redes estão sendo analisadas.

    ResponderExcluir